Disponibilizado
no
blog da disciplina, o post de hoje é sobre artigo professores-autores em rede do Nelson Pretto (disponibilizado para download clicando no link anterior).
Imagem do google, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/conheca-novos-produtos-educacionais-destinados-a-profissionais-de-rh/
Não existe solução milagrosa para a
Educação. Isoladamente, os recursos educacionais abertos dificilmente
transformarão as práticas docentes e a escola: é preciso que haja ampla
participação social, principalmente da comunidade escolar. Por isso os REA
podem ter um papel extremamente importante ao resgatar as dimensões da criação
e do compartilhamento nas práticas escolares. Educador já utiliza e adapta
materiais encontrados na internet para suas aulas
(Pretto, 2012) “A ampliação dessa
diversidade digital, associada à multiplicação de possibilidades de transmissão
de informações, tem demandado políticas públicas muito atentas no sentido de se
garantir que os processos formativos dos cidadãos se deem, simultaneamente,
fortalecendo-se os valores locais e possibilitando a interação com o universal,
com o planetário.”
Além dos desafios na infraestrutura, há
também um desafio cultural, como o próprio Nelson Pretto cita em seu artigo, os
professores não estão acostumados a se valorizarem e a serem valorizados como
criadores e intelectuais. Por outro lado há ainda resistências e
desconhecimento sobre o potencial pedagógico dessas tecnologias, tudo que é
novo causa receio, tudo que demanda tempo demais e planejamento, acaba fiando
em segunda estância e o tradicional monótono prevalece. Por isso, é necessário que
seja intensificado o incentivo pelas presenças das tecnologias nas escolas,
pensar em recursos educacionais, internet de boa qualidade, pensar na cultura,
na produção, e como isso é de suma importância.
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