sábado, 26 de janeiro de 2019

Professores do futuro

Resultado de imagem para professor do futuro
Google imagens, disponível em http://papodeprofessor.com/pdp24-o-professor-do-futuro/

A palestrante, Michelle Shneider (link) pontua um ponto importante acerca da Inteligência Emocional, sem duvidas, essa é uma ferramenta imprescindível na formação dos estudantes. Infelizmente, ainda estamos vivendo na era do privilégio da memória e do processamento, formando robôs humanos para realizar tarefas medíocres. Existe um interesse maquiavélico por trás do nosso sistema educacional, que ainda busca extrair riquezas do trabalho repetitivo em detrimento do criativo. Sendo assim sentimentos, então, nem de longe estão no foco da educação nos dias atuais.
Por conta disso, é necessário formar mestres para que possam compreender uma educação que atenda às necessidades do jovem e da sociedade no futuro, de acordo com o contexto. É necessário tratar os recursos tecnológicos não como uma ferramenta, mas sim como parte da estrutura educacional.
Fala-se tanto na emergência da qualificação do educador porque, na escola de um futuro muito próximo, caberá a ele desenvolver a autonomia dos alunos, de maneira que esses jovens cidadãos possam resolver problemas e propor soluções. Assim, o papel do professor deverá ser o de um aprendiz especialista, que organiza e guia outros aprendizes numa comunidade de aprendizagem.
Então, é imprescindível que o professor supere a exclusão digital e comece a incluir a tecnologia em seu dia-a-dia, como, por exemplo, mantendo-se aberto para o novo, desapegado das coisas tradicionais, tendo coragem dar um passo adiante, abrindo mão de seu poder de cátedra (pois, num ensino dominado pela tecnologia, sua autoridade sofre uma releitura), com disposição para o diálogo e para a interação e sempre procurar aprender a aprender, sem competir com a tecnologia. Esses são alguns dos pontos cruciais para que o professor do futuro atenda, de fato as necessidades da sociedade futura. 

Discutindo sobre os Recursos Educacionais Abertos


Disponibilizado no  blog da disciplinao post de hoje é sobre artigo professores-autores em rede do Nelson Pretto (disponibilizado para download clicando no link anterior).



Imagem do google, disponível em: https://www.ideiasustentavel.com.br/conheca-novos-produtos-educacionais-destinados-a-profissionais-de-rh/


Não existe solução milagrosa para a Educação. Isoladamente, os recursos educacionais abertos dificilmente transformarão as práticas docentes e a escola: é preciso que haja ampla participação social, principalmente da comunidade escolar. Por isso os REA podem ter um papel extremamente importante ao resgatar as dimensões da criação e do compartilhamento nas práticas escolares. Educador já utiliza e adapta materiais encontrados na internet para suas aulas

(Pretto, 2012) “A ampliação dessa diversidade digital, associada à multiplicação de possibilidades de transmissão de informações, tem demandado políticas públicas muito atentas no sentido de se garantir que os processos formativos dos cidadãos se deem, simultaneamente, fortalecendo-se os valores locais e possibilitando a interação com o universal, com o planetário.”
Além dos desafios na infraestrutura, há também um desafio cultural, como o próprio Nelson Pretto cita em seu artigo, os professores não estão acostumados a se valorizarem e a serem valorizados como criadores e intelectuais. Por outro lado há ainda resistências e desconhecimento sobre o potencial pedagógico dessas tecnologias, tudo que é novo causa receio, tudo que demanda tempo demais e planejamento, acaba fiando em segunda estância e o tradicional monótono prevalece. Por isso, é necessário que seja intensificado o incentivo pelas presenças das tecnologias nas escolas, pensar em recursos educacionais, internet de boa qualidade, pensar na cultura, na produção, e como isso é de suma importância.
 

Uma aula para lá de diferente!

Na ultima terça-feira (19/02) nós da turma de Pedagogia 2016.2, saímos de Itabaiana com destino a Aracaju para um dia repleto de a...